Vamos contar um pouco sobre a história do Hotel Ho-shi Ryokan no Japão, a empresa familiar mais antiga do mundo, com mais de 1300 anos de existência nas mãos da mesma família.

Você sabia que Ryokan era o nome dado a uma pousada ou pensão no Japão durante o período entre 1603 e 1826, quando esses espaços hospedavam os viajantes ao longo das estradas? Eles normalmente tinham quartos com vários tatames, banheiros comuns e algumas áreas públicas. Os Ryokans evoluíram muito ao longo dos séculos. Atualmente, oferecem uma centena de quartos e podem acomodar até 450 convidados.

O Ryokan que vamos falar ao longo do texto, está em operação há mais de 1300 anos, mais especificamente, desde 718 e é gerido pela mesma família há 46 gerações, ou seja, é a mais antiga empresa do mundo familiar independente. Além disso, o hotel recebe atualmente cerca de 3.500 visitantes por mês. Todos são recebidos com uma tradicional cerimônia do chá japonês e para relaxar, os hóspedes podem passear pelos jardins japoneses tradicionais e vestir o seu “yukata”, um quimono de algodão. Esse é apenas o início da hospitalidade tão admirada durante a estadia de cada hóspede.

Localizado no singular bairro de Awazu Onsen ao largo da costa noroeste do Japão, o Hotel Ho-shi Ryokan, como dissemos anteriormente é gerido por membros da família fundadora desde o seu início em 718, e é o principal exemplo de como uma empresa de hospitalidade pode ser transmitida de geração em geração. O nome da família e da pousada estão intimamente ligados, e há uma história em cada canto da propriedade.

O atual proprietário-gerente é Zengoro Hoshi (como são nomeados os titulares), um membro da geração 46. Após a morte de seu filho mais velho, Hoshi está se preparando para transferir o hotel para seu neto, que representa a geração 48 da família. Uma das características que definem a determinação em manter o legado da família é a preferência de passar o negócio para filhos mais velhos. Nos casos em que não há filhos, a posição é oferecida a um genro, que é por sua vez adotado na família.

Hoshi diz que sua filosofia de negócios é “estudar a água correndo por uma pequena correnteza”, pois ele entende que tudo melhora quando sabemos mover os pequenos obstáculos em nossos caminhos. Hoshi define seu hotel da mesma maneira: o objetivo mais importante é proporcionar hospitalidade e na sequência, preparar a sucessão de gerações futuras. Uma filosofia simples, mas poderosa.

Confira a linda história sobre os conflitos, dramas e conquistas da família Ho-shi.

https://vimeo.com/114879061

Não são muitas as empresas familiares que têm hoje uma visão tão clara da finalidade do seu negócio. Muitos visitantes se hospedam para apreciar a família, os guardiões dessa história, principalmente porque Hoshi e sua esposa são vistos constantemente no hotel, e fazem parte ativamente da gestão e do dia a dia.

Ter um conjunto claro de valores também é essencial para alinhar a próxima geração com os objetivos das últimas. A contribuição da família Hoshi para seus concorrentes é um caso ilustrativo de como os bens de famílias poderosas formam a base de uma estratégia de negócio bem sucedido. O hotel é executado com base em ideais da família. Bens da família podem vir – como no caso da família Hoshi – a partir do nome ou o legado da família e da empresa.

Muitas empresas familiares na Ásia se inspiram na família Hoshi. O modelo de sucessão usado há séculos pelos Hoshis é transferir os bens da família da e reduzir o risco potencial de negócios. Em cada geração, apenas um herdeiro vai herdar a empresa, a riqueza da família e o nome de família. Casamentos arranjados e adoções têm sido usados para garantir futuros sucessores, bem como a transferência de crianças não-selecionadas em outras famílias. Essas regras podem parecer injustas para uma mente moderna, mas Zengoro Hoshi é muito sincero sobre sua necessidade.

Geração após geração, os Hoshis foram providos com sucesso e com os bens da família. Eles têm sido capazes de continuar a incrível história da antiga pequena pousada com seus termas quentes e hospitalidade única que é mundialmente conhecida.

Deixe um comentário