Élica Martins, sócia da Grant Thornton Brasil, apresentou o resultado da pesquisa global Women in Business da Grant Thronton que há 17 anos acompanha o avanço das mulheres em cargos de liderança, esses resultados foram apresentados com exclusividade no FBFE Mulher 2021.

Élica Martins reforçou que em 2020, entre outubro e dezembro, a Grant Thornton entrevistou 5.000 mil CEOs, diretores, tomadores de decisões de 29 países para identificar suas percepções, ações práticas e visão de futuro relacionadas à representatividade das mulheres nos negócios. A pesquisa foi realizada em um ano atípico, com impactos imprevistos pela pandemia.

O novo modelo e prática de trabalho home office foi forçado, mas deu muito certo. Nesse período foram expostas as fraquezas nas cadeias de abastecimento, assim como a necessidade da reavaliação das empresas sobre fatores essenciais à sua sobrevivência. O middle Market, ou negócios de porte médio, substancialmente composto por empresas familiares, teve destaque e se tornou o coração pulsante de muitos setores.

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“Movimentos populares, como Black Lives Matter, FareShare e Extinction Rebellior influenciaram de forma positiva o planeta. Agora o mundo se volta para questões ambientais, sociais de governança. Por exigência social, política e dos clientes, a diversidade e a equidade de gênero nas lideranças passaram a ser mais importantes ainda” completa Elica Martins, da Grant Thornton.

As empresas que não estão comprometidas com a inclusão de genero estarão sujeitas a sérios riscos reputacionais, pois o mundo corporativo passa por mudanças permanentes.

Apesar de alguns executivos acreditarem que a pandemia pode ter um efeito negativo na carreira das mulheres, por conta do trabalho remoto, elas estão provando que conseguem dar conta de seus diversos afazeres, conciliando a família com um bom trabalho, por meio da tecnologia, ou seja o cenário digital surpreendeu e retirou obstáculos tradicionais de suas carreiras.

Afinal, como os lideres vão assegurar a continuidade de seus negócios. Essa é a pergunta mais importante? É preciso avançar com as políticas que garantam diversidade de pensamento na tomada de decisão e a igualdade de gênero nas oportunidades de desenvolvimento de carreira nas empresas. Houve avanço, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido…

O resultado global da pesquisa da Grant Thornton mostra um salto de 2 pontos percentuais em pleno ano de pandemia. De 2020 para 2021, elevando a média global em cargos de liderança, ocupado por mulheres, chegando a 31% (29% em 2020 e 2019 períodos estáveis) e nos últimos cinco anos, esse crescimento foi na ordem de 6%.

A pandemia ajudou. E agora, como manter tudo isso? Em 2021 alcançou um marco significativo de pelo menos uma mulher em cargo de liderança. E são essas mulheres que potencialmente podem trazer mais mulheres para os cargos de chefia, ensinando, treinando e compartilhando experiências. O Brasil ocupa o quarto lugar no mundo, quando falamos de middle marketing, o que é fantástico, pois em 2020 estava em oitavo.

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Falando sobre cargos de liderança ocupados por mulheres, na área de Recursos Humanos (RH) são muito altos. Há um aumento significativo também cargos de CEOs, CFOs, CIOs (tecnologia). Marketing que era predominantemente masculino, hoje apresenta participação grande das mulheres. O destaque de fato é para as CEOs e CFOs , que tiveram aumento de 6% percentuais.

E o nosso cenário? Por aqui mostramos um percentual maior do que o global e o das Américas: temos a proporção de 39% de mulheres em cargo de liderança. Ganhamos 5 pontos percentuais, o que é muito representativo. As mulheres tiveram maior participação em todos os seguimentos. Precisamos agora cuidar para manter esse crescimento.

A efeito Covid apresentou grande impacto no crescimento das mulheres em cargos de gestão. As empresas, por causa da pandemia, se tornaram mais flexíveis para manter os seus talentos e estão criando ambientes mais abertos a sugestões de melhorias dos colaboradores, como resultado por meio da inclusão, inovaçãoe  tecnologia as mulheres tiveram uma boa penetração nas posições dentro das empresas.

Confira o estudo na íntegra: https://www.grantthornton.com.br/insights/artigos-e-publicacoes/women-in-business-2021/

Matéria publicada no portal do Fórum Brasileiro da Família Empresária.

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