No contexto mundial de intensa competição e rápidas mudanças, as empresas familiares têm se destacado positivamente, entregando melhores resultados que as public companies. Elas são muito mais adaptáveis a essa era de mudanças que estamos atravessando”. Por terem uma cadeia de comando muito enxuta, num período de crise e de necessidade de mudança de rumo, elas conseguem ser mais flexíveis na tomada de decisões.

As vantagens competitivas das empresas familiares são muitas, mas há desafios importantes. Entre eles, destaco:

  • por conta dos avanços tecnológicos, os ciclos de vida dos produtos e serviços estão ficando cada vez mais curtos, o que tem impactado as empresas familiares porque elas tendem a investir pensando em longo prazo;
  • os serviços estão sendo substituídos pela inteligência artificial (IA), ou seja, sendo “disruptados”, e quem não “surfar”  neste momento de inovação vai ficar para trás – indústrias inteiras vão desaparecer;
  • os núcleos familiares ficam cada vez mais complexos no mundo moderno, e, se os valores familiares, que são uma vantagem competitiva para essas empresas não forem transmitidos para as próximas gerações, compromete-se a continuidade do legado;
  • será necessário investir no talento, na vocação e no espirito empreendedor dos membros familiares, para que possam ter luz própria – os filhos têm de ser protagonistas de suas próprias histórias;
  • os líderes de empresas familiares têm de capacitar e formar as novas gerações para serem os agentes de transformação e liderar o processo de inovação e uma nova cultura nas organizações.

A inovação é uma ferramenta poderosa que serve como ponte para um processo de sucessão sadio e longevidade dos negócios. Empresas familiares têm de se transformar em famílias empresárias, alimentar o espírito empreendedor, investir na vocação e talento de seus jovens para serem responsáveis pela transferência dos valores e continuidade do legado construído até o momento.

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